sexta-feira, 6 de novembro de 2009

feijoada na igreja


Depois de ter descoberto as delicias do mundo capitalista, pois alem da pobreza minha família também sempre foi bastante canguinha-Diferente das outras pessoas, preferia gastar minha grana com novas experiências e conhecer pessoas, pessoas diferentes das do meu bairro, da minha família, talvez no fundo, um lugar onde eu não me sentisse desenquadrado. Era o auge do House music ou musica Dance imnportada da europa, ouvia falar muito das Discotecas de Sp que por sua estrutura: raios lazer fumaça e efeitos de luz levaram seus nomes a se tornarem marcas na época. Conhecer as casas noturnas mais badaladas da época traria popularidade a qualquer um de origem humilde tal qual vc tivesse vindo de outro pais, o que me levou a  uma maratona visto que as baladas durante a semana eram promocionais isso me fez gradativamente a frequantar pelo menos 5 casas diferentes de Sp por semana pelo menos, alem de sempre tentar inovar a lista na semanda seguinte- um iron man que ia sempre até as 4:00hrs da manha ( devido ao horário dos transportes públicos ) uma das fases mais imbecis que tive que esperimentar ; pessoas vazias cheias de pose que gostavam de ostentar suas roupas de marca , cabelos de gel, gírias da época , sem a menor conteúdo cultural nem mesmo social, quase uma mistura de orkut com “malhação da tv globo” talvez por isso não tenha carregado nenhuma amizade daquela época . Foi onde aprendi que amigos de verdade não te deixam sozinho numa briga a luz estroboscópica e muito sobre a vulgaridade feminina.

Obviamente, isso foi minha vida por consecutivos 3 meses onde as pessoas da minha vida que menos via era minha família. Num dia de rotina como qualquer outro, saltei no trem na estação de Osasco onde tinha que permanecer no mesmo trem até mais duas estações e estranhamente quando me dei conta estava andando pelos trilhos de trem, Não entendi por que tinha feito aquilo mas achei engraçado, a sensação se repitiu outra vez quando fiquei alguns segundos olhando o ônibus que tinha que pegar ir embora, e quando estava trabalhando e tinha um INSIGHT como o personagem de THE DEAD ZONE e absolutamente esquecia o que estava fazendo- sintomas de perda de memória pela falta de uma noite normal de sono.

Essa vida sem sono não me tirou da rotina religiosa que fazia desde os 8 anos de idade para agradar o fervoroso catolicismo de minha mãe, só que as missas eram as 8 da manhã, mas para mim o real motivo da minha regularidade no ato religioso era que eu podia tocar violão em publico, e ficar rodiado de garotas cantando junto comigo. Muitas e muitas vezes me acordavam quando o padre entrava atrás do altar para iniciar o cerimonial, e toda aquela chatisse de levantar e sentar entre os atos da missa me faziam dormir ajoelhado escorado pelo violão.

Dia da Feijoada beneficiente: daria tudo para ir rápido para casa para dormir, SR Francês ( nunca entendi esse nome pois o mesmo era cearence da gema) tentava acertar as medidas para fazer uma caipirinha em grandes medidas em uma panela industrial , como não apreciava o alcolismo me tirou para ajuda-lo, deixou todos os ingredientes ao meu lado e não voltou mais, eu , debilitado pela noitada, e com fome devido ao horário, a cada acrecimo das partes bebiricava para fazer jus ao perfeccionismo de um bom cultuador da bebida, e que mudava radicalmente minha percepção e cordenação no fim de cada ciclo
Quando realmente acertei as medidas já era muito tarde. A fila de comunitários que estavam comprando a feijoada e esperavam pela caipirinha já dobrava o corredor da igreja.

Com total dificuldade motora sempre banhava o antebraço dos clientes ao tentar acertar os recipientes dos clientes o que gerava certo desgosto em alguns católicos. Eu estava desesperado para sair dali.
- O sr vai querer a sua caipirinha ? então posso pegar a sua? – entrou pela igreja um dependente alcoólico com uma garrafa PET de 2 litros para todas as pessoas da fila a fim de acumular a vez de todos se beneficiando em grande escala.

- Sr ! chegou sua vez – gritei bêbado ao outro bêbado-
-ah ta pode por todas aqui na minha garrafa !
- Não não, a galera me diz que o sr iria vir para me revezar, meu turno acabou.

Mesmo sem entender nada concordou com minha afirmação e empunhou a concha para servir o resto da fila se aproveitando da oportunidade. Por essas e por muitas outras o pessoal da igreja tinha uma certa crítica a meu respeito- Peguei a minha feijoada e depois do ultimo gole naquela caipirinha deliciosa fui para casa ouvir ARISE do Sepultura.

Nenhum comentário: